Centros de compras - setor alimentício
Mercado Municipal de Santos
O Mercado Municipal foi recentemente reformado e remodelado com a idéia de transformá-lo numa espécie de "mercado modelo", a exemplo dos de Fortaleza e Salvador que, depois de recuperados, passaram a comercializar artesanato e outros produtos de interesse turístico, transformando-se em atrações da cidade.

No entanto, essa idéia não vingou e um dos setores do Mercado hoje abriga o Restaurante Bom Prato, projeto social de iniciativa do Governo Estadual, que comercializa refeições baratas, mas de boa qualidade. Outro setor recebe oficinas de artesanato e projetos culturais dirigidos à comunidade do bairro. O setor principal, que comercializava produtos alimentícios, hoje reúne hortifrutigranjeiros, empórios, laticínios, açougue, etc, sendo que o comércio de peixe ganhou mercado próprio, na Ponta da Praia (veja abaixo).

Os caminhões do Ceagesp continuam descarregando e vendendo os produtos hortifrutigranjeiros comercializados na região, no Mercado e seu entorno, mas existe um projeto para centralizar esse comércio em um Ceasa regional, em Cubatão.

O Mercado Municipal de Santos depois de recuperado.
O entorno do prédio e a Bacia do Mercado vêm sendo alvo constante dos esforços da Administração Municipal para a revitalização, de modo a atrair a população. O Mercado abriga cursos e oficinas culturais, recebe festas, como a Festa da Banana, e até já foi palco do desfile de modas de uma grife famosa da Cidade.
Horários - terça a sábado, das 7h às 18h, e domingo das 7h às 13h.
Praça Iguatemy Martins, s/n - Paquetá

A história
O primeiro mercado de Santos foi construído pelo governo provincial no século XVIII e localizava-se junto ao Porto do Consulado. Com a crescente urbanização da cidade, ocorrida principalmente após a construção dos primeiros trechos de cais, o Mercado foi transferido no final do século XIX, passando para o seu limite urbano, na antiga região de Outerinhos, hoje Paquetá. Junto ao edifício foi construído um atracadouro de chatas - as "catraias", que abasteciam os comerciantes com produtos hortifrutigranjeiros produzidos no Sítio das Neves, Ilha Diana e área continental do Município. Na década de 40, com suas instalações saturadas, o edifício foi demolido para a construção do atual prédio em estilo Art Déco, inaugurado em 1948.

O Mercado durante as reformas para transformá-lo em atração turística,
a exemplo do Mercado Modelo de Fortaleza e Salvador (foto PMS).
 
Mercado de Peixe
Anteriormente instalado no Mercado Municipal e seu entorno, na década de 80 o comércio de pescado foi transferido para este novo prédio, na Ponta da Praia. Inaugurado em 1982, ele é mais adequado, moderno, com maior número de boxes e mais próximo ao Entreposto de Pesca, onde são descarregadas todos os dias toneladas de peixes dos barcos pesqueiros. O local conta com diversos boxes que comercializam diariamente grande variedade de peixes e frutos do mar, sendo responsável pelo abastecimento da maioria dos restaurantes da região.
É um dos pontos de compra mais procurados da cidade e funciona
de terça a domingo, das 6h às 18h, e às segundas, das 6h às 14h. A maioria das peixarias oferece serviço delivery através de motoboys.
Pça Almirante Gago Coutinho, s/n - Ponta da Praia
tel: (13) 3261-1351
Grandes Supermercados
 
Big Hipermercado
Praiamar Shopping
Rua Alexandre Martins, 80 - Aparecida - Santos

Carrefour Eldorado
Av. Conselheiro Nébias, 802
Boqueirão - Santos

Extra Hipermercado
Av Ana Costa, 318 (esquina com Francisco Glicério) - Santos
aberto 24 horas
©2004-2015 VivaSantos