Jardins e Praias
Santos possui um jardim considerado dos mais belos do país. Com seus 5.353 m de comprimento, largura média entre 45 e 50 metros e cobrindo uma área de aproximadamente 288.000 m², no ano 2000 o jardim foi reconhecido pelo Guiness World Records como o jardim frontal de praia de maior extensão do mundo.

Em junho de 2010, o jardim da praia foi tombado pelo Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arquitetônico, Artístico e Turístico do Estado), incluindo a Praça das Bandeiras no Gonzaga, a marquise modernista e a fonte no Boqueirão, a Fonte do Sapo na Aparecida e até a ciclovia. Dessa forma, com exceção da manutenção dos jardins e substituição de equipamentos, qualquer intervenção deverá ser analisada e aprovada pelo Conselho.

A orla tem quase mil árvores, entre 20 espécies, como chapéu de sol, abricó, murta, aspratéia e outras. Só de palmeiras são cerca de 1.200, reunindo espécies como gerivá, tamareira, sabau, areca elocuba, cica, palmeiras imperiais e reais. Há também mais de 200 arbustos de 19 variedades, como o pingo de ouro. Nos quase mil canteiros de flores ornamentais se podem apreciar crisântemos brancos, azaleias, biris vermelhos, lírios amarelos, margaridas, onze horas, lantanas, lírios da paz amarelos e mesclados, córeops, zínias, emigraphis, clorofitos, íris, moréias, agapantos e outras.

Os jardins da orla - recorde no Guiness World Records (foto PMS).
Os 7 km de praias da cidade recebem os nomes de seus respectivos bairros: José Menino, Gonzaga, Boqueirão, Embaré, Aparecida e Ponta da Praia. Com características próprias, a faixa de areia que separa o jardim do mar é bem extensa, possibilitando acomodação confortável para os milhares de turistas que visitam as praias anualmente.
Santos também oferece condições propícias para a prática do surf. A cidade tem um dos maiores contingentes de surfistas do país. No Emissário Submarino ou Quebra-Mar (veja mais abaixo), há uma plataforma iluminada para a prática noturna do esporte, arquibancada e torre de juízes para a realização de campeonatos.
 
Canais

Sete principais canais superficiais drenam a área da insular da cidade de Santos. Projetados no início do século XX pelo engenheiro Saturnino de Brito, integram o Plano de Saneamento da Cidade de Santos. Em 1907 foi inaugurado o primeiro canal para a canalização dos rios e a drenagem dos terrenos alagados, próximos ao Centro da cidade. A abertura dos canais de mar a mar evitava a estagnação das águas na planície, consequentemente diminuindo o surgimento de epidemias. Os canais de Santos caracterizam peculiarmente a cidade e são excelentes pontos de referência, para moradores e turistas.
Saiba mais sobre os canais em Arquitetura - Saneamento

Os canais centenários de Santos - referência para santistas e visitantes.
Emissário Submarino

Construído na década de 70 para conduzir os grandes dutos de esgoto da Estação de Tratamento até o alto mar, resultou em um grande aterro com aproximadamente 8.000 m², área que foi urbanizada em 1992 e reinvindicada pela Municipalidade ao Governo Federal.
Entregue à cidade, em 2009 a plataforma do Emissário Submarino ganhou um parque público, o Parque Municipal Roberto Mário Santini em cuja ponta, junto ao mar, se destaca uma grande escultura da artista plástica Tomie Ohtake, com 15 metros de altura, comemorativa dos 100 anos da imigração japonesa.
Com projeto do arquiteto Ruy Ohtake, o parque tem playground, áreas ajardinadas, pista de cooper, pista profissional de skate, bicicletário, ciclovia, equipamentos de ginástica, mesas ao ar livre para jogos, torre de vigilância, heliponto, gibitecas, espaços de apoio, áreas de convívio e sanitários públicos, além de arquibancada para 600 pessoas junto ao quebra-mar e do Museu do Surfe (aberto de segunda a sexta, das 8h às 12h e das 14h às 18h, e nos fins de semana e feriados das 8h às 19h). Todo o projeto atende às normas de acessibilidade para deficientes físicos.

Vista aérea do emissário e do parque inaugurado em 2009 (foto PMS).
Ciclovia da orla

Um bom atrativo turístico da cidade é a faixa de ciclovias da orla, que vem ampliar as funções de lazer da praia. Inaugurada em 27 de dezembro de 2003, logo foi incorporada pelos santistas em seu cotidiano. Considerada uma das mais modernas do país, a ciclovia tem 2,5 metros de largura, em pista de mão dupla, com um traçado contínuo e seguro, pois é muito bem sinalizada, além de contar com iluminação para os passeios noturnos. Com 4,8 km de extensão, vai do Emissário Submarino, no José Menino, ao Canal 6 (Avenida Coronel Joaquim Montenegro).

Visão parcial da ciclovia da praia
(foto Patrícia Andrik - andrik@iron.com.br)
Quiosques

Organizados em módulos distribuídos pela orla da praia, os quiosques foram construídos para abrigar os ambulantes que comercializavam alimentos em carrinhos e trailers. Com toda a infra-estrutura necessária e contando com mesas e bancos, os quiosques proporcionam maior limpeza e conforto para quem quer consumir um lanche rápido. De todos os módulos de quiosques da orla, o do Embaré (em frente à Igreja do Embaré) é o que concentra o maior movimento; funciona durante toda a madrugada e todos os dias da semana, e já ganhou até um nome dado por seus frequentadores: CPE - Centro de Paquera do Embaré.
 
Concha acústica

Localizada junto ao Canal 3, na orla da praia, a Concha Acústica Vicente de Carvalho é uma obra simples, porém moderna e funcional. É como um minicentro de cultura ao ar livre, onde são promovidos espetáculos artísticos e culturais com entrada gratuita, geralmente nos fins de semana.

Na concha acústica tem programa todo fim de semana.
Postos de salvamento

Construídos originalmente como pontos de observação e apoio para o trabalho dos salva-vidas, os postos distribuídos ao longo da praia contavam com pequena torre de observação, sanitários, enfermaria para atendimentos de emergência e serviços de auto-falantes para localizar crianças perdidas na praia.
Atualmente, eles abrigam desde biblioteca até cinema. São eles:

Posto 1
Localizado próximo ao Emissário Submarino, no José Menino, é Posto da Guarda Municipal de Santos.

Posto 2
Localizado na praia do José Menino, próximo ao Canal 2, abriga a Escola de Esportes Radicais desde 1992 (Veja Esportes - Surf).

Posto 3
Localizado no Gonzaga, próximo à fonte da Praça das Bandeiras, hoje é sede do Laboratório de Controle Ambiental que, entre outras atribuições, monitora a qualidade da água do mar.

Posto 4
Próximo ao Canal 3, foi adaptado em 1991 para a instalação do Cine-Arte, com capacidade para 48 pessoas, que exibe filmes de arte fora do circuito comercial e realiza mostras temáticas de filmes.

Posto 5
Localizado na praia do Boqueirão, em frente à Av. Conselheiro Nébias, desde 1992 abriga a Gibiteca Marcel Rodrigues Paes, com um acervo de aproximadamente 9 mil títulos de diferentes épocas e estilos, além de livros de RPG. Saiba mais sobre a Gibiteca em Atrações Culturais

Posto 6
Localizado na praia da Aparecida, é onde funciona a Biblioteca Municipal Mário Faria desde 1993, com um acervo de mais ou menos 5000 livros e atendimento informatizado. Nos fins de semana funciona o Espaço Aberto, para leitura no terraço, com mesas e guarda-sóis.
imprimir
©2004-2011 VivaSantos