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Avenida
Perimetral - uma breve análise |
por
Felipe Ozores |
O projeto da construção da Avenida Perimetral
do Porto, um corredor viário que irá contornar
toda a faixa portuária, da Alemoa à Ponta da Praia,
tem como finalidade minimizar os problemas de logística
do porto, através da remoção e realocação
dos de seus sistemas viários e ferroviários.
A transferência da circulação de caminhões
e trens, do interior do cais para a sua periferia, permitirá
uma melhor organização das atividades de armazenagem.
No cais do Outerinhos, por exemplo, as ruas entre antigos armazéns
poderão ser ocupadas por novos armazéns ou até
mesmo por pátios de contêineres.
Se por um lado poderá organizar o porto, por outro lado
a nova avenida poderá desorganizar a cidade. Isto porque
o projeto foi idealizado em Brasília, todo ele concebido
sob a ótica do porto, e não da cidade E
do porto, ou até mesmo da região. Isto poderá
causar falhas na articulação da nova avenida com
as áreas contíguas ao cais, acentuando os conflitos
urbanos que já existem entre o porto e a cidade. |
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A futura Perimetral estará
adjacente a bairros como Paquetá
e Macuco, onde existem inúmeros edifícios históricos
relevantes. |
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No projeto original foi incluída a construção,
no Centro Histórico, de um túnel subterrâneo
de 800 metros que criaria uma esplanada junto aos antigos armazéns
do Valongo, permitindo integrar de vez o mar à parte
mais antiga da cidade e transformá-la em importante zona
turística (no mapa acima figura como "novo boulevard").
Mas esta iniciativa de integração porto/cidade
acabou sendo descartada e caminhões e trens continuarão
sendo um obstáculo que, certamente, dificultará
o mais importante projeto econômico de Santos.
Também no Paquetá a futura avenida se coloca como
uma ameaça. Seu projeto prevê a construção
de um viaduto de 540 metros junto à Bacia do Mercado,
afetando, não só a paisagem, como também
as potencialidades desse importante logradouro para o futuro
turístico de Santos.
A Perimetral cortará outro importante bairro histórico,
o Macuco, onde são incontáveis os edifícios
históricos da primeira metade do século XX. A
presença da avenida poderá incrementar sua atual
degradação, vindo a prejudicar qualquer tentiva
de adensamento do bairro com a construção de novos
edifícios para moradia, o que otimizaria a sua infra-estrutura
e aliviria a já saturada zona da orla das praias.
Os prejuízos ao patrimônio urbano não ocorrerão
somente na cidade, mas também na zona do porto. O projeto
do traçado da Avenida passa onde hoje existem inúmeros
edifícios históricos construídos pela antiga
Cia Docas de Santos quando da construção do cais,
no início do século XX. São antigos armazéns,
oficinas e estaleiros que, se preservados, poderiam servir de
atrativos à nova avenida, com a instalação
de equipamentos que melhor permitissem a integração
do porto com os bairros adjacentes. |
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Antiga oficina da Cia
Docas de Santos, que será demolida para a abertura
da Av. Perimetral. Abaixo, outra oficina, com arquitetura
única na cidade, também ameaçada
pela futura avenida. |
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A localização e construção de
um túnel sob o estuário ligando Santos e Guarujá,
uma idéia por hora deixada de lado, é outro ponto
que deve ser questionado, já que não faz parte
de um projeto maior, regional, de integração metropolitana
entre os municípios da Baixada Santista, no sentido leste-oeste.
O projeto da Avenida Perimetral é de suma importância
para o porto, mas deve sê-lo também para a cidade,
uma oportunidade de requalificar os bairros históricos
do Centro, Paquetá e Macuco, hoje total ou parcialmente
degradados e com potencialidades turísticas desprezadas.
A nova avenida deveria ser também uma oportunidade de
reorganizar o fluxo de automóveis, integrando de forma
rápida o Centro Histórico às outras regiões
da cidade, como a Ponta da Praia, e aliviando o plano urbano
de Saturnino de Brito, cada vez mais saturado.
A Perimetral não deve ser um obstáculo ao desenvolvimento
urbano da cidade, ao contrário, deveria ser encarada
como um desafio para a requalificação e transformação
positiva da paisagem urbana de Santos. |
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